Incoterms
CPT – Carriage Paid to
O exportador responde pelo desembaraço e é também co-responsável pelo transporte terrestre até o local designado pelo importador para o embarque internacional. O seguro é contratado pelo importador.
CIP – Carriage and Insurance Paid to
Esta operação se distingue da CPT apenas pela contratação do seguro, que é feita também pelo exportador. A responsabilidade do importador começa com o desembarque.
DAF – Delivered at Frontier
A carga é entregue na fronteira do país importado, e todas as operações, desde o desembaraço, ficam por conta do importador.
DES – Delivered ex-Ship
O exportador contrata o frete e seguro internacionais e entrega a mercadoria desembaraçada no porto de destino designado. A descarga e movimentação em terra ficam a cargo do importador.
DEQ – Delivered ex-Quay
A carga é entregue no cais do porto de destino designado. O importador desembaraça e cuida de todas as operações posteriores. Existe uma variação do DEQ em que a carga é entregue já desembaraçada.
DDU – Delivered Duty Unpaid
Equivalente ao DEQ para o transporte multimodal, esta operação prevê a entrega da mercadoria no local de destino indicado pelo importador, que cuida apenas do seu desembaraço.
DDP – Delivered Duty Paid
Toda a operação de transporte até o local de destino, incluindo o desembaraço, corre por conta do exportador.
CIF – Cost, Insurance and Freight
Esta operação se diferencia da CFR somente pela contratação do seguro, que também é feita pelo exportador. Sua responsabilidade cessa, entretanto, no ato do embarque.
CFR – Cost and Freight
Esta operação prevê que o exportador se encarregue da contratação do frete marítimo e entrega da carga desembaraçada a bordo do navio, no porto de origem. O importador responde pelo seguro do transporte e demais operações a partir da descarga.
FAS – Free Along Side Ship
O exportador entrega a mercadoria no costado do navio, no porto de embarque designado pelo importador. A partir daí a operação segue sob responsabilidade do importador, inclusive o desembaraço.
EXW – Ex-Works
O exportador se responsabiliza unicamente pela preparação da mercadoria para embarque. O desembaraço e o transporte a partir da fábrica ficam pro conta do importador.
FOB – Free on Board
A mercadoria é desembaraçada e entregue no porto de embarque pelo exportador que se responsabiliza pelo carregamento e estivagem. Frete e seguro são contratados pelo importador
FCA – Free Carrier
O exportador desembaraça a mercadoria e coloca-a sob custódia do transportador terrestre. A parte internacional, isto é, frete e seguro, corre por conta do importador.